Novidades do SGT na Reunião de Delegados 25/03/2019 - 08:48

A nova gestão da Coordenação da Receita do Estado convocou a Reunião de Delegados nos dias 19 e 20 de fevereiro. O Comitê de Governança do SGT foi convidado a apresentar novidades e comentar o estágio atual do projeto.

Suzane contextualizou o Projeto SGT, como parte do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, financiado pelo Banco Mundial, e apresentou a convergência existente entre os objetivos estratégicos da Secretaria de Estado da Fazenda e o desafio do projeto: a modernização da gestão tributária de forma a atender as demandas da organização com qualidade e agilidade.

Do ponto de vista tecnológico, o desenvolvimento do SGT impactará mais de vinte sistemas que, ou deixarão de ser usados, ou serão integrados com o novo sistema.

A Suzane informou aos gestores da CRE sobre as alterações no Comitê de Governança promovidas pela Portaria 090/2019.

Registra-se os agradecimentos aos membros que deixaram o Comitê, Linor, Wellington e Marlon, mas que continuarão colaborando com o projeto em suas áreas, e se dá boas-vindas aos novos integrantes, Mérito e Ademir, desejando-lhes um excelente trabalho no SGT.

A composição do CGSGT – Comitê de Governança do Sistema de Gestão Tributária – ficou assim:

GAB/CRE: Suzane Gambetta Dobjenski e Mérito José de Souza

IGT: Ademir Furlanetto e Davidson Benjamim Lessa Mendes

IGA: Mônica Silva Santos, Gerson Ribeiro e Tarsila Camargo Nardelli do Valle

IGF: Celso Bernardino Rodrigues e Acácio Biu Filho

CGETIC/DTIC: Rodrigo Alberto de Oliveira e Geancarlo Rissatto

A forma de trabalho no desenvolvimento do projeto foi apresentada. A partir do escopo definido no edital a equipe de projeto, dividida em Squads, realiza a diagramação do processo, que é a identificação em alto nível dos caminhos que podem ser percorridos para sua solução e, uma vez concluído, serve de road map – diretriz – para o levantamento de requisitos.

A Squad é uma equipe de profissionais (negócio, consórcio e Celepar) dedicada ao desenvolvimento de um determinado processo. No caso do IPVA e do ITCMD optou-se pela estratégia de que uma Squad atendesse todos os requisitos. No caso do ICMS, dado o grau de complexidade, foram constituídas, até o momento, squads de Cadastro, Lançamento e OSF ligadas diretamente ao ICMS. Há, também, equipes atuando no levantamento de requisitos de histórias transversais, ou seja, que abrangem todos os tributos: Arrecadação, Parcelamento, Dívida Ativa e Cobrança.

A partir do levantamento de requisitos obtém-se as histórias de usuário (Não lembra delas? Leia mais aqui) que, após aprovação, seguem o seguinte fluxo: tradução, desenvolvimento e testes, para, finalmente, serem apresentadas para a equipe SEFA envolvida.

O acompanhamento do andamento de cada história de usuário é feito por quadros Kanban, conforme imagem a seguir:

Suzane concluiu sua apresentação informando as principais entidades presentes no SGT e os conceitos que serão utilizados a partir de sua implantação:

Pessoa – Apenas informação demográfica: nome, endereço, telefone e e-mail, dentre outras possíveis.

Conta – Conjunto de todas as transações financeiras efetuadas pelo contribuinte, seja Pessoa Física ou Jurídica.

Perfil Fiscal – Serve para agrupar as obrigações por tipo de imposto em um determinado período de tempo. O contribuinte pode ter contas de IPVA, ITCMD e ICMS. Este último ainda pode vir a ser separado em Normal, ST e SN.

Obrigação – representa a relação financeira entre o contribuinte e a SEFA. Um exemplo de obrigação é o lançamento anual de IPVA.

Transação Financeira – Operação que afeta o saldo das obrigações. Os lançamentos e pagamentos relativos a determinada obrigação, ou conjunto de obrigações, podem ser identificados nesta entidade.

Muitas novidades e muito trabalho pela frente! Destacando-se a cooperação de todos neste processo, pois experiências são necessárias e fundamentais para o desenvolvimento do projeto e, desde já, tendo-se a certeza de sua compreensão acerca da importância do projeto para Receita Estadual agradece-se a sua colaboração e participação!